SERVIÇOS:
- Pintura
- Envernizamento
- Lacagens
- Recuperação de edifícios

 
Bolhas
Bolhas em pinturas sobre alvenaria. Em paredes externas, geralmente são causadas pelo uso da Massa PVA, produto indicado apenas para superfícies internas. Neste caso, a Massa deve ser removida, aplicando-se em seguida uma demão de Primário. Depois, corrigir as imperfeições e aplicar o acabamento. Em paredes internas, podem ocorrer quando, após o lixamento da Massa, a poeira não foi eliminada ou quando a tinta não foi devidamente diluída.

O uso de Massa muito fraca, de baixa qualidade (com pouca resina), também pode provocar bolhas. A correcção deve ser feita com a remoção (raspagem) das partes afectadas. Feito isto, recomenda-se aplicar uma demão de Primário, corrigir as imperfeições com Massa e aplicar o acabamento. Mais um caso de formação de bolhas acontece quando a nova tinta aplicada humedece a película de tinta anterior (de qualidade inferior), causando a sua dilatação.

Para corrigir, recomenda-se raspar as partes afectadas, aplicar uma demão de Primário, retocar a superfície com Massa de Exterior e aplicar o acabamento.
Crateras
Este problema ocorre devido à presença de gorduras na superfície a ser pintada, e também quando a tinta é diluída com materiais não recomendados. Para corrigir, recomenda-se:
  • Remover toda a tinta aplicada através de espátula e/ou escova de aço e removedor apropriado;
  • Limpar toda a superfície com Aguarrás, afim de eliminar vestígios de removedor. Deixar secar e pintar.
Desagregamento
Caracteriza-se pela destruição da pintura, que se esfarela, destacando-se da superfície juntamente com partes do reboco. Este problema ocorre quando a tinta foi aplicada antes que o reboco estivesse seco. Portanto, antes de pintar um reboco novo, deve-se aguardar cerca de 28 dias para que o mesmo esteja seco.

Para corrigir o desagregamento, deve-se raspar as partes soltas, corrigir as imperfeições profundas com reboco e aplicar uma demão de Primário e aplicar o acabamento.
Descascamentos em Alvenaria
O descascamento da tinta pode acontecer quando a pintura for executada sobre caiação, sem que se tenha preparado a superfície. A aderência da cal sobre a superfície não é boa, constituindo camada cheia de pó. Portanto, qualquer tinta aplicada sobre caiação está sujeita a descascar-se rapidamente.

Para que isso não ocorra, antes de pintar sobre caiação, elimine as partes soltas ou mal aderidas, raspando ou escovando a superfície. Depois, aplique uma demão de Primário.

O descascamento da tinta também pode ocorrer quando, na primeira pintura sobre reboco, a primeira demão não foi bem diluída, ou havia excesso de poeira na superfície. Neste caso, lembramos que, quando se desejar aplicar a tinta directamente sobre o reboco, a primeira demão deve ser bem diluída.

Para corrigir o descascamento recomenda-se raspar ou escovar a superfície até a remoção total das partes soltas ou mal aderidas. Em seguida deve-se aplicar uma demão de Primário e aplicar o acabamento.

Eflorescência
São manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Isto acontece quando o reboco por motivos de construção, etc. fissura, dando origem ao arrastamento de materiais alcalinos solúveis do interior para a superfície pintada, onde se deposita, causando a mancha. A eflorescência pode acontecer, também, em superfícies de cimento-amianto, tijolo, etc.

Para evitar esse inconveniente, basta que se tenha o cuidado de aguardar a secagem de superfície antes de aplicar a tinta.

Para corrigir a eflorescência, deve-se aguardar a secagem da superfície, eliminar eventuais infiltrações, aplicar uma demão de Primário e aplicar o acabamento. Lembramos que havendo vazamentos ou infiltrações de água, o fenómeno da Eflorescência pode ocorrer mesmo após a secagem completa do reboco.

Enrugamento
Este problema ocorre quando a camada de tinta se torna muito espessa devido a uma aplicação excessiva de produto, seja em uma demão ou sucessivas demãos sem aguardar o intervalo entre demãos, ou quando a superfície no momento da pintura se encontrava com alta temperatura. Para corrigir, recomenda-se:

  • Remover toda a tinta aplicada através de espátula e/ou escova de aço e removedor apropriado;
Limpar toda a superfície, afim de eliminar vestígios de removedor. Deixar secar e repintar.
Manchas escuras provenientes de fungos
São manchas que aparecem normalmente sobre a superfície, e por se tratar de um grupo de seres vivos proliferam-se em condições de clima favoráveis, como em ambientes húmidos, mal ventilados ou mal iluminados. Para corrigir, recomenda-se:
  • Lavar toda a área afectada com removedor anti-fungo;
  • Deixar a solução agir por aproximadamente 24 horas;
Aplicar Primário, seguido do seu acabamento final
Fissuras
Fissuras De modo geral, são causadas por movimentos da estrutura. Para corrigir, recomenda-se abrir a fissura (quando demasiado fortes) com ferramenta específica para este fim, resultando numa abertura com perfil em “V”, escovar/eliminar a poeira, aplicar uma demão de Primário, posteriormente,  aplicar uma tela de poliéster com aproximadamente 20 cm de largura, seguido de reboco.  Sobre a fissura já vedada, aplicar novamente uma demão de Primário, para dar o acabamento.